Arquivo | junho 2017

Dieta Vegetariana – Passo a Passo para Emagrecer Rápido

Eu conheço mais de uma pessoa, que seja adepta ao veganismo para emagrecer ou que escolhem alimentos ou preparações vegetarianas para cuidar de sua alimentação e saúde com o seu consumo. No entanto, uma dieta vegetariana não é garantia de alimentação saudável, mas que também exige cuidados.

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Dieta Vegetariana

Em primeiro lugar, devemos saber o que é um erro pensar que todo prato ou alimento vegetariano é saudável, pois assim como há alimentos de origem animal de má qualidade nutricional, também os encontramos no mundo vegano.

Por exemplo: os leites, vegetais ou iogurtes veganos não são sempre melhores que o leite de vaca, pois estas podem ter uma quantidade considerável de açúcar e, às vezes, sódio, que quase sem perceber, entramos no organismo.

Além disso, as batatas fritas de saco e muitos outros lanches ou aperitivos comerciais, como aqueles à base de milho, são totalmente vegetarianos, mas eles contêm grande quantidade de calorias, sódio e gorduras de má qualidade, devido à fritura que lhes dá origem.

A pastelaria industrial e muitas bolachas comerciais também são vegetarianas e, no entanto, não oferecem bons nutrientes ao organismo, mas que são uma bomba de calorias, gorduras e açúcares.

Por último, a comida vegetariana de um restaurante também não é garantia de prato, mais saudável ou mais leve do que outro, pois como sempre dizemos, a comida comprada fora de casa tem mais calorias e pior qualidade nutricional do que a que podemos criar com nossas próprias mãos. De fato, uma lasanha vegetariana, por exemplo, pode ter mais gordura e calorias que um bife de peixe com salada.

Um bom planejamento é a chave para emagrecer

Uma vez que os alimentos e refeições vegetarianas não são sempre de boa qualidade nutricional, como também não é uma dieta onívora, é fundamental se queremos comer mais saudável planejar adequadamente a alimentação que levamos.

Ou seja, com uma dieta vegetariana também podemos comer mal e até mesmo, ganhar peso. Além disso, podemos colocar em risco de carências alimentares para o nosso corpo e, assim, condicionar a saúde.

Por isso, se o que buscamos é emagrecer de forma mais rápida ou simplesmente, cuidar do organismo e melhorar a nossa estética acontecendo uma dieta vegetariana, é fundamental planear a mesma corretamente.

Tal como devemos fazê-lo com uma alimentação onívora, sem glúten ou de outro tipo, uma dieta vegetariana deve ser planejadas bem para não cair em déficits ou em excesso e, assim, alcançar uma alimentação que realmente beneficie a saúde e nos cuide, tanto por dentro como por fora.

Escolha os alimentos menos processados

Se, como regra geral de sua dieta vegetariana você seguir este conselho, sem dúvida conseguirá uma alimentação de melhor qualidade, pois com alimentos menos processados na mesa reduzirá consideravelmente gorduras, calorias, sódio e açúcares.

Além disso, você vai ser obrigado a escolher mais alimentos frescos, sem rótulos, repletos de fibras, água, vitaminas e minerais que nutrem o organismo de verdade e podem proporcionar a perda de peso e de forma saudável.

Lembre-se, se você começou uma dieta vegetariana para comer mais saudável, você deve saber que esta nem sempre é garantia de melhor alimentação e que pode fazer planejando corretamente e eliminando alimentos processados da mesma.