Alimentação Saudável para Diabéticos e Hipertensos

sindromeUma alimentação saudável para diabéticos e hipertensos, pode melhorar muito a qualidade de vida destas pessoas. Veremos aqui uma forma simples e barata de ter uma alimentação bem equilibrada.

Alimentos saudáveis nem sempre são aqueles que encontramos na feira ou no hortifrúti dos mercados. Mas aqueles que são produzidos sem o uso de agrotóxicos e inseticidas. As pessoas com doenças crônicas como diabetes e hipertensão, podem ter uma vida completamente normal se fizer o uso adequado dos alimentos e praticar um pouco de exercícios. Procure orientar-se com algum guia de alimentação, você pode lançar mão do Livro 200 receitas para diabéticos, tem ótimas receitas lá.

O que é Diabetes?

O diabetes é uma espécie de síndrome metabólica com origens múltiplas. Causada pela falta de insulina ou sem o efeito necessário para o organismo.

Esse problema causa o aumento da glicose no sangue ou seja, o açúcar. Uma das grandes causas deste problema de saúde é a incapacidade do pâncreas em produzir a insulina.

A insulina é um tipo de hormônio que trabalha no organismo com a redução da quantidade de glicose no sangue. Este hormônio também contribui para a absorção da glicemia pelas células transformando em energia pra o corpo.

Problemas que podem ocorrer com o Diabético:

– Má circulação sanguínea;- Necropsia dos membros inferiores;- Inchaço e outros problemas.O que é Hipertensão?É um tipo de doença crônica do sangue que é causada pelo acúmulo de lipídios ou gordura. Eleva o nível de colesterol ruim e consequentemente a pressão sanguínea.

Geralmente o hipertenso também é diabético. E está associado a estas doenças os níveis altos de glicose, gordura e triglicérides no sangue.

Assim como o diabetes, o hipertenso não tem cura. Faz-se uso de diversas medicações para o controle do colesterol juntamente com a pratica regular de exercícios.

Problemas que podem ocorrer com o hipertenso:

  1. Infarto de todos os tipos.
  2. AVC
  3. Acidente Vascular Cerebral

Outros Problemas não relacionados aqui.

Qual é a Alimentação Saudável para os Diabéticos e Hipertensos.Para ambos os problema de saúde, a alimentação adequada é a mesma. São indicados os mesmos tipos de alimentos tanto para os diabéticos quanto para os hipertensos.

Como já foi dito, alimentação saudável é aquela que não contém os nutrientes prejudiciais às doenças relacionadas  e também os alimentos que  não contém agrotóxicos como:

  • Consumo de frutas que não contenha glicose, como maçã, pêra. Devem ser consumidas com a casca.
  • Consumir muitas verduras, principalmente as hortaliças que são ricas em fibras, como alface, couve, repolho e não usam agrotóxicos.
  • Evitar o uso de adoçantes industrializados, pois os hipertensos tem problemas com a Sacarina Sódica.
  • Reduzir muito a quantidade de sal, pois tanto o diabético quanto o hipertenso não podem consumir muito sal.
  • Para o consumo de alimentos com proteínas como carnes. Dê preferência para assados e grelhados de carnes brancas.
  • Não fazer uso de drogas como o cigarro e álcool.
  • Consumir fibras em grãos com moderação, para os casos de aveia, granola e castanhas.
  • Consumir alimentos lácteos que são ricos em cálcio mas desde que sejam desnatados.
  • Evitar alimentos com sódio, como refrigerantes e cloreto de sódio.
  • Consumir alimentos ricos em potássios pois estes são natriuréticos como:  feijão preto, inhame, abóbora, mamão, cenoura, espinafre, maracujá, laranja.
  • Evitar o consumo de industrializados e embutidos como: mortadela, calabresa, salsicha e outros.
  • Evitar alimentos como tomate e pimentão, que são os campeões em agrotóxicos, e os maiores causadores de câncer.
  • Alimentar-se em horários regulares e sem pressa.

Ao observar a relação de alimentos acima, pode-se perceber que uma alimentação saudável já está em nossa geladeira, bastando apenas preparar para as nossas refeições.
Mesmo com uma alimentação saudável os portadores destes dois tipos de doenças crônicas não apodem deixar de fazer o uso regular de seus medicamentos.

placas nas arterias
Quem pode dizer se você deve parar ou não com os medicamentos é apenas o seu médico. Peça também ao seu médico que te indique um nutricionista para te prescrever uma alimentação saudável de acordo com o seu estado de saúde.

Outra coisa importante, é que uma alimentação saudável além de ajudar no controle do diabetes e da hipertensão, ainda contem muitas vitaminas assistenciais para o nosso organismo.

Mais informações sobre o Ebook 200 receitas para diabéticoswww.oqueeisso.blog.br/livro-200-receitas-para-diabeticos

Mais sobre sindrome metabolicawww.endocrino.org.br/sindrome-metabolica

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *