Seguro para frota de caminhões se transporte de cargas

Quero contratar um seguro frota de automóvel, pois possuo 8 veículos. Como são muitos carros eu posso escolher a seguradora pelo preço que foi oferecido que é mais baixo do que nas outras empresas?

A escolha da seguradora que o seguro será contratado não pode ficar preso somente ao preço. Também é preciso verificar as condições de pagamento, os serviços de assistência que são oferecidos, o tipo de cobertura e, principalmente, o desconto que é dado, pois como se trata de muitos veículos a serem segurados, as seguradoras costumam dar um desconto bem atraente.

Também é importantíssimo buscar informações tanto da seguradora quanto do corretor junto ao site da Superintendência de Seguros Privados, a Susep. É essa autarquia que regulamenta e fiscaliza esse setor.

Ao juntar os veículos que eu e meu vizinho possuímos dá um total de cinco. Podemos nos juntar para fazer uma apólice de seguro frota de automóveis?

As apólices de seguro de transporte de carga são destinadas as pessoas que possuem vários veículos. Ou seja, que os veículos pertencem a apenas um proprietário independentemente da pessoa ser física ou jurídica. A partir daí fica entendido que a sua emissão apenas acontece para um único CNPJ ou CPF. Somente é emitida uma apólice para todos os veículos segurados com um carnê de pagamento com cobrança unificada.

As seguradoras fazem algum tipo de restrição quanto aos veículos que serão segurados?

Uma das principais vantagens de contratar o seguro frota de automóveis é a flexibilidades maior das seguradoras para aceitar os riscos. Quando o contrato é destinado a um único veículo essas empresas podem recusar ou elevar o preço do seguro. Mas quando se trata de uma frota elas costumam aceitar melhor os riscos sem fazer restrições.

No conjunto, quando comparado os riscos semelhantes que os modelos de veículos sofrem como o uso e a área de circulação, o valor pode até reduzir em relação aos seguros contratados individualmente. A redução do valor somente é conseguida graças a uma propensão menor de ter fraude em decorrência do conhecimento maior que a seguradora tem do histórico dos clientes e das características.

Quais riscos as coberturas básicas não cobrem?

Em qualquer cobertura existem riscos e prejuízos que não são indenizáveis por parte da seguradora. No seguro de carga existe uma infinidade de situações das quais as companhias de seguro não costumam arcar com os prejuízos na decorrência de sinistro.

Entre as muitas que as seguradoras costumam negar estão: atos ilícitos por parte do segurado, beneficiários ou seus representantes; embalagem inadequada ou insuficiente; vazamento comum ou perda natural de peso ou volume, além do desgaste natural do objeto a ser transportado; eventos ocorridos durante a permanência do bem em armazéns de propriedade, administração, despachante, entre outros.

O que é uma apólice aberta?

As apólices abertas, também conhecidas como de averbação, são utilizadas por empresas que realizam com frequência o transporte de carga, no geral empresas de grande porte no segmento de transportes. Ela exige um comprovante do embarque das mercadorias seguradas e são caracterizadas por serem usadas em vários embarques, sendo personalizadas de acordo com as especificações de cada um deles. Normalmente, tem validade de aproximadamente um ano e os preços do seguro vão sendo adequados a cada nova mercadoria a ser transportada.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *