Substitutos saudáveis ​​para açúcar e adoçantes artificiai

açúcar refinado não é bom para a saúde, não para mencionar adoçantes artificiais, embora não fornecem calorias, eles estão cheios de produtos químicos nocivos.

Muitas pessoas decidiram erradicar o açúcar e os adoçantes da dieta, optando por ingerir infusões sem acrescentar nada que lhes dê doçura, no máximo um pouco de mel ou estévia. É uma questão de hábito. Até mesmo porque, o açúcar deve ser evitado se você estiver em um programa para emagrecer como o queima de 48 horas.

Mas há também aqueles que não conseguem parar de consumir doces e é muito difícil encontrar alternativas para substituir o açúcar refinado.

Neste post vamos ver muitos substitutos do açúcar que podem ser usados ​​na vida cotidiana e que certamente alguns não sabiam.

  • Xarope de bordo

O xarope de bordo é a seiva da planta e contém mais de 50 antioxidantes. Também é rico em potássio, um nutriente essencial para estabilizar os batimentos cardíacos e a integração das células; bem como fornece quantidades significativas de cálcio.

  • Mel

O mel é um compêndio de antioxidantes. Embora não seja isento de calorias, cada colher que é ingerida representa um coquetel de benefícios para o organismo. Consumido com moderação, não deixa você gordo e saudável.

  • Puré de maçã

Para preparações doces, em vez de usar meia xícara de açúcar, você pode usar uma quantidade igual de maçã (de maçãs maduras e doces).

  • Eritritol

É um álcool de açúcar que é produzido a partir de frutas e alimentos fermentados. É praticamente isenta de calorias, não gera aumentos de insulina, não infere em bactérias orais, nem tem outros efeitos do açúcar refinado.

  • Uvas pasas

Passas são uma bomba de antioxidantes e fibras. Eles podem ser usados ​​para preparações que exigem cozinhar, uma vez que proporcionam uma doçura suave.

  • Stevia

É obtido a partir da planta stevia, até mesmo as folhas secas podem ser colocadas em infusões quentes para dar-lhes doçura. Ele vem em pó ou líquido e não fornece calorias.

  • Mirtilos

Use uma quantidade de mirtilos para o mesmo que era comumente usado para o açúcar em preparações que exigem cozinhar. Esta fruta adiciona doçura e uma boa dose de antioxidantes.

  • Açúcar De Coco

Açúcar de coco é obtido a partir da seiva de flores de coco e vendido como um bloco, pasta ou granulado. Contribui com poucas calorias e é rico em potássio. Seus usos são limitados a preparações que exigem cozinhar, não é apropriado para adoçar bebidas.

Rapadura

Também conhecido como panela, piloncillo, raspadura, doce amarrado, panetela, tapa de dulce, chancaca, etc. É doce de cana-de-açúcar não refinado, por isso retém as vitaminas e minerais que são perdidos quando o açúcar branco é processado.

Uma proporção de um para um é usada ao substituir o açúcar em produtos assados.

Purê de damasco

Os damascos têm grandes quantidades de vitamina C, fibras e ferro. Para usá-los para um café da manhã saudável, basta fazer um pouco de purê com as frutas e misture com iogurte grego ou desfrutar de pão integral.

Xarope de Yacon

É um adoçante extraído da planta yacon, é doce como o mel e contribui com apenas metade das calorias da cana-de-açúcar. É ideal para uso em produtos de panificação e smoothies de frutas.

Melaço

O melaço é feito com cana-de-açúcar, uvas e beterraba. É um xarope que, embora não seja adequado para diabéticos, é ideal para quem quer ter um pouco de ferro extra e cálcio em sua dieta.

Whey

Este soro é composto de três açúcares naturais: frutose, açúcar de frutas; sacarose ou açúcar de mesa; e lactose, o açúcar no leite. Embora individualmente esses açúcares sejam cheios de calorias, quando são misturados no soro eles interagem de tal maneira que não são completamente absorvidos pelo corpo.

Como resultado, temos quatro calorias por colher de chá, um quarto de calorias e menos de um terço do índice glicêmico de açúcar. Está disponível em variedades semelhantes ao açúcar granulado, açúcar mascavo, açúcar de bordo e açúcar impalpável.

 

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